Anúncio aqui
11.03.2020 | Por: administrador

Setor hortifrutícola emprega mais e tem mais mulheres na liderança

O Censo Agropecuário de 2017, do IBGE, mostra que o setor hortifrutícola emprega mais mulheres e tem mais líderes mulheres. Nos últimos 12 anos (de 2006 a 2017), o número de estabelecimentos administrados por elas cresceu 38%. Em alguns segmentos, como a uva do Nordeste, metade da força de trabalho é feminina.

Em 2017, a cada dez propriedades lideradas por mulheres, seis eram de hortifrúti. Boa parte das propriedades geridas por mulheres é ligada à agricultura familiar, com a mulher mantendo, junto com o marido e a família, o comando compartilhado.

Outro dado importante é o da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, que revelou um crescimento da participação dos empregos com qualificação da mão de obra feminina. Hoje, 63% das mulheres possuem emprego com qualificação na área hortifrutícola.

O Censo Agropecuário aponta ainda que a proporção de mulheres empregadas (em comparação com homens) na produção de frutas e hortaliças é de 31%, enquanto na agricultura é de 28%.

Os dados completos, assim como vários depoimentos de produtoras rurais, podem ser conferidos na revista Hortifruti Brasil.

Outros artigos desse tema