Anúncio aqui
08.02.2021 | Por: administrador

Revitalização do Canal do Rodeador vai beneficiar cerca de 100 famílias em Brazlândia

Um dos maiores canais de irrigação do Distrito Federal, o Canal do Irrigação do Rodeador, em Brazlândia, será recuperado. A revitalização será possível por meio de parceria firmada entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Governo Federal, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O projeto vai beneficiar cerca de 100 famílias que vivem da produção de hortaliças e frutas diversas, com destaque para o cultivo de goiaba e morango.

 

De acordo com o presidente da Associação do Rodeador, Ricardo Sassa, os produtores sofreram muito com a crise hídrica e essa obra dará mais segurança. “Como as mudanças climaticas estão sendo mais intensas, não vai acabar a falta de água, mas vai amenizar e será um ganho para todo mundo”, afirmou.

 

O anúncio do lançamento das obras de recuperação do canal, que tem pouco mais de 30 km de canal principal e canais secundários, foi realizado na manhã desta sexta-feira (5). O Canal de Irrigação do Rodeador, em Brazlândia, está situado em uma região importante do Distrito Federal. Desde 2019, pouco mais de 40 km de canal de irrigação já foram revitalizados, o que representa cerca de 500 produtores beneficiados diretamente.

 

“É uma obra grandiosa e que vai beneficiar todos os produtores da região. É o maior canal do Distrito Federal e o governador Ibaneis, em parceria com Sudeco, vai realizar esse sonho de mais de 20 anos que essas pessoas esperam esse canal, que também vai favorecer quem moram na cidade. Esse é um projeto de grande alcance social. Já estamos trabalhando na licitação para construção da primeira etapa ”, explicou o secretário de Agricultura, Candido Teles.

 

Presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, acompanha o diretor da Adasa, Jorge Werneck, para conhecer o Canal do Rodeador

 

“Assim como a recuperação dos outros canais de irrigação, a gente sabe que esse compromisso do Canal do Rodeador é uma união de esforços de órgãos do governo e da comunidade, cujo resultado se traduz em vitória para todo o DF”, destacou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

No DF, existem 72 canais de irrigação com aproximadamente duzentos e quarenta quilômetros. No total, 2 mil produtores são beneficados com o abastecimento. A Seagri e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), junto com diversos parceiros, estão recuperando aos poucos essas estruturas, principalmente, canalizando esses canais com tubos de PVC, o que praticamente reduz perdas de água a zero.

 

De acordo com o assessor técnico da Emater-DF Edvan Ribeiro, que acompanha de perto todas as obras que estão sendo realizadas nos canais, com o canal recuperado, mais propriedades serão beneficiadas e haverá também menos perdas. “Quando tubular ele vai precisar pegar menos água e a água que sobrar vai vim para a barragem”, destacou.

 

Fonte: Emater-DF

Com informações da Seagri-DF.

Outros artigos desse tema