Anúncio aqui
21.01.2021 | Por: administrador

Extensionistas da Emater participam de curso da Sedes para atendimento rural do CadÚnico

 

Cerca de 30 extensionistas da Emater-DF participaram de um treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para habilitação como entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico) junto aos produtores rurais. O curso faz parte do acordo de cooperação firmado entre a empresa e a Sedes, com objetivo de auxiliar a pasta com os atendimentos no campo e facilitar o acesso de produtores rurais aos programas sociais do governo.

 

Sedes e Emater-DF assinam parceria para atendimento de produtores rurais no CadÚnico

 

Ao todo, foram 20 horas de aulas gravadas pelo Ministério da Cidadania e por formadores da Sedes, além de materiais didáticos e de uma aula ao vivo para sanar dúvidas. Com a medida, a Emater passa a auxiliar os produtores rurais da capital, cadastrados na empresa, na realização da inscrição no Cadastro Único e também na atualização de dados cadastrais diretamente no sistema.

 

Realizado por meio da plataforma on-line de formação da Sedes, o curso está na fase de aplicação de provas, com encerramento previsto para quinta-feira (21). Separados em pequenas turmas, respeitando as medidas de proteção contra o novo coronavírus, os participantes estão realizando a prova, que dará direito ao certificado como entrevistador do CadÚnico, de forma presencial.

 

“Os passos que estão sendo dados nesta parceria vai ajudar muito o nosso público-alvo, que são os produtores rurais, além de qualificar cada vez mais o nosso atendimento no campo”, ressaltou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

A cooperação vai permitir que produtores do DF de baixa renda, atendidos pela Emater-DF, evitem o deslocamento para áreas urbanas em busca da inclusão no cadastro. Atualmente, a Emater-DF dispõe de 16 escritórios em diferentes zonas rurais da capital, o que facilita o atendimento junto aos produtores.

 

 

 

O Cadastro Único também funciona como armazenamento de dados da população em situação de vulnerabilidade social e permite que o poder público tenha informações para elaborar políticas públicas de proteção social voltadas para a população de baixa renda.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha explica que é pelo Cadastro Único que o governo consegue identificar e caracterizar as famílias de produtores e urbanas em vulnerabilidade, permitindo assim conhecer melhor sua realidade socioeconômica. “Só com esse perfil social da população é possível ofertar os programas, benefícios e serviços socioassistenciais para que eles possam superar essa vulnerabilidade”, explica “É pelo Cadastro Único que se tem acesso, por exemplo, ao Bolsa Família, Programa DF Sem Miséria, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa, Minha Vida, Carteira do Idoso, além de tantos outros”.

 

Para o coordenador de Gestão e Transferência de Renda e Cadastro Único da Sedes, Guilherme Aleixo, a parceria com a Emater-DF possibilita a ampliação do público atendido pelo órgão, com profissionais capacitados e habilitados para aplicar o questionário do CadÚnico de forma integrada, com a mesma metodologia usada em todo o país.

 

“Mesmo em momento de pandemia, a gente conseguiu capacitar esses entrevistadores, que vão poder atuar junto às famílias de baixa renda na zona rural. Essa integração dá maior visibilidade aos nossos programas junto às famílias rurais. A gente sabe que existe dificuldade de deslocamento em muitas áreas e essa parceria vai possibilitar maior efetividade às nossas ações”, ressaltou Guilherme Aleixo.

 

“É mais uma ferramenta para auxiliar o produtor no acesso aos programas. Com isso, a gente também acaba repassando e obtendo mais informações, de forma ampla, em sua área social”, destacou a gerente de Desenvolvimento Sociofamiliar da Emater-DF, Fernanda Lima.

 

Para conseguir fazer a inclusão cadastral é preciso ligar no 156, opção 1, ou pelo site www.sedes.df.gov.br para agendar um atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximos da propriedade rural ou residência da família. No caso de produtores rurais cadastrados na Emater-DF, basta procurar o escritório da empresa mais próximo da sua propriedade (confira nossos endereços e contatos e agende no escritório o seu atendimento).

Fonte: Emater-DF

Outros artigos desse tema