Anúncio aqui
29.01.2021 | Por: administrador

Emater-DF recebe Troféu Athos Bulcão pelo projeto de turismo rural Circuito Rajadinha

Ao lado de produtores, a presidente da Emater e a Secretária do Turismo registraram a entrega do troféu

 

A Emater-DF e produtores que compõem o projeto Circuito Rajadinha receberam nesta quinta-feira (28) o Troféu Bronze Athos Bulcão pela terceira colocação no Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo, da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). O Circuito Rajadinha, projeto de turismo rural da Emater, ficou em terceiro lugar na categoria: Experiências Autênticas – Turismo Criativo e Turismo de Base Comunitária. 

 

Circuito Rajadinha fica em 3º Lugar no Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo

 

Sob o olhar orgulhoso da mentora do projeto, a extensionista rural Zaida Regina, coordenadora de Turismo Rural da empresa, e dos produtores do circuito, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, recebeu o troféu das mãos da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. A cerimônia foi realizada na Chácara Sol Orquidário, uma das integrantes do projeto Circuito Rajadinha, da produtora Solange Cristina. O gerente da Emater-DF em Planaltina, Leandro Moraes de Souza, acompanhou a entrega.

 

O prêmio foi criado para homenagear profissionais e iniciativas que contribuíram para o fortalecimento de Brasília como destino turístico nos últimos 24 meses. Ao todo, o prêmio teve vencedores em 23 categorias, divididas entre Profissionais e Iniciativas. Foram mais de 400 inscritos. Uma comissão julgadora composta por representantes da Setur-DF e entidades convidadas selecionaram os principais de cada categoria, por meio de critérios que foram desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais.

 

Vanessa Mendonça lembrou que participou do circuito em 2019, durante a Feira da Colônia, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do turismo rural. “Nós, da Secretaria de Turismo, acreditamos muito neste segmento. Cada vez mais, o que a gente deseja é que haja condição para que os produtores e os empresários possam permanecer, junto com suas famílias, onde eles estão, e que de geração para geração a gente possa formar e incentivar esse crescimento local”, ressaltou.

 

Troféu Bronze Athos Bulcão pela terceira colocação no Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo

 

A identidade visual e o troféu do Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo presta uma homenagem ao pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, ícone da representatividade brasiliense. O prêmio é realizado pela Setur em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e a Fundação Athos Bulcão.  

 

A presidente da Emater-DF explicou que a ideia do projeto é unir o turismo rural à venda de mercadorias da agricultura familiar, gerando ocupação e renda no campo. Ela também destacou a representatividade do prêmio. “Na verdade, quem venceu esse prêmio foi o Distrito Federal, que ganha na exposição de suas belezas naturais e revela ao mundo o carinho com que nossos produtores e suas famílias acolhem os turistas.”

 

“Eu estou aqui hoje como alguém que teve o privilégio de ver o nascimento dessa ideia e o crescimento desse projeto. A minha satisfação é imensa de ver os pequenos passos. É como ver uma criança crescer. Eu imagino que vocês [produtores do circuito] não têm ideia da transformação que estão promovendo na região, na propriedade e na própria vida de cada um de vocês”, afirmou o presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio, que é extensionista da Emater-DF de carreira.

 

O gerente do escritório da Emater-DF em Planaltina, Leandro Souza, a coordenadora de Turismo Rural Zaida Regina e a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca

 

Circuito Rajadinha

Criado em 2014 pela Emater-DF para unir o turismo rural à venda de mercadorias da agricultura familiar, o Circuito Rajadinha já está consolidado como um dos mais tradicionais eventos de turismo rural do DF, que tem início no primeiro fim de semana de agosto com a Feira da Colônia. Durante a feira, os visitantes têm acesso a exposição de produtos, programação cultural e oficinas. 

 

Logo após a feira, começa a temporada de visitação às chácaras do Circuito, quando o público pode agendar com os produtores participantes do projeto e conhecer de perto as propriedades, as produções e o que cada uma tem a oferecer. A iniciativa foi pensada como forma de inserção dos produtores na cadeia do turismo rural, estimulando a economia local por meio da venda de produtos agrícolas e valorizando o roteiro turístico. 

 

Para a extensionista Zaida Regina, a premiação é uma validação da Setur, órgão oficial do Turismo, e que vai funcionar como estímulo aos produtores da região. “Esse projeto está fazendo a diferença para os produtores. Nossa expectativa é crescer cada vez. A ideia é trazer mais produtores para o circuito, trabalhar a diversidade nas propriedades e tornar o projeto cada vez mais atrativo para o público”, disse.

 

Fonte: Emater-DF

Outros artigos desse tema