Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Aeródromo COOPA-DF

Código internacional (SSWB)
Comprimento: 800 m
Largura: 20 m
Cabeceiras: 11/29
Coordenadas: S 16º 00'52'' - W 074º 33'29''
Portaria ANAC nº 96/SIA, de 13 de janeiro de 2012

AGROBRASÍLIA 2012

 
Banner

Login



Agrobrasília discute os desafios da cobertura jornalística sobre o agronegócio
AGROBSB_17__05_MAURICIO_DE_SOUSA_91Nomes de peso marcaram o Encontro de jornalistas ligados ao agronegócio: Os desafios da comunicação na difusão do agronegócio brasileiro. Roberto Rodrigues, professor e ex-ministro de Agricultura Pecuária e Abastecimento; Cristiano Vital de Lima, coordenador de marketing da Gazeta do Povo (PR) e Samuel Zanello Milléo Filho, jornalista e fundador da Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná discutiram a realidade do agronegócio brasileiro e a cobertura da mídia sobre o setor. O debate foi mediado pela jornalista Renata Gonzaga.
O ex-ministro Roberto Rodrigues falou sobre o cenário atual do agronegócio brasileiro e analisou como foi construído, ao abordar as mudanças políticas e econômicas ocorridas no Brasil nas últimas décadas. Para Roberto, a capacidade de superação dos produtores brasileiros, diante das situações econômicas que o país enfrentou, é um diferencial importante.  “Durante décadas o Brasil teve uma economia fechada e o Estado era paternalista. Nos anos 1990 ocorreu a abertura econômica, mas sem preparar a sociedade para isso. Somando a estabilização da economia a agricultura teve fortes mudanças. Isso forçou os produtores mudarem o comportamento. Tiveram que buscar parcerias e formação em gestão para sobreviver”, destacou.
Para o ex-ministro, a mídia não soube cobrir adequadamente as transformações ocorridas no meio rural, que hoje resultam numa forte produtividade, com tecnologia agregada e pessoas com formação para aprimorar o conhecimento aplicado no campo e nem os desafios que as questões ambientais e de segurança alimentar implicam à sociedade. “A opinião pública brasileira não está esclarecida sobre a importância do setor rural”, alertou.
O fundador da Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná, Samuel Zanello Milléo Filho, ressaltou a força dos números da produtividade agropecuária brasileira (com U$65 bilhões em exportações, enquanto a importação foi de U$6 bilhões em 2009), destacou as características da produção – marcada pela ausência de subsídios – e apontou alguns desafios para a cobertura jornalística. “A rotatividade de profissionais no jornalismo prejudica a qualidade na abordagem e muitos estudantes não vêem o tema como uma boa oportunidade, pois não são estimulados durante a formação”, revelou.
No fim do debate foi aberto espaço para perguntas. A maior parte abordou as dificuldades sobre a abertura de espaço para o agronegócio. Todos os debatedores apontaram que a abordagem da mídia sobre o setor ainda não corresponde a importância que o agronegócio tem, mas a cada dia ocorrem avanços nessa direção.

Serviço:
Agrobrasília 2011 (Feira de Tecnologias e Negócios) – Entrada franca
Data: 17 a 21 de maio de 2011
Horário: das 9 h às 18 h
Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG).
Site: www.agrobrasilia.com.br

Fonte: Assessoria se Imprensa Agrobrasília
 
Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

sudeco
pavilhaodocooperativismo

Banner

Facebook

Siga-nos

facebook-40 twitter-40 youtube-40

AGROBRASÍLIA 2012

Maio 2012 Junho 2012
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Jornal AGROBRASÍLIA

jornal18-capa2

Banner Dinheiro Rural Marco

Cadastre-se

Receba nossos boletins com novidades!





Entrada Franca, eventos gratuitos.

Informe-se por fone ou e-mail:
Fone: (61) 3339-6516
Fax: (61) 3339-6559
E-mail: agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
Horário: 09:00 às 18:00 h

Enquete

Onde precisamos melhorar?
 
base 2012-2
Copyright © 2005 - 2012 Agrobrasília - A Grande Feira do Cerrado Brasileiro.
Projetado por finisart.com