Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Aeródromo COOPA-DF

Código internacional (SSWB)
Comprimento: 800 m
Largura: 20 m
Cabeceiras: 11/29
Coordenadas: S 16º 00'52'' - W 074º 33'29''
Portaria ANAC nº 96/SIA, de 13 de janeiro de 2012

AGROBRASÍLIA 2012

 
Banner

Login



AGROBRASÍLIA 2011: Governo quer organizar agricultores para evitar êxodo rural e melhorar a atividade
Qua, 18 de Maio de 2011 16:30
Organização, inovação e cooperação. Esta é fórmula indicada e apoiada pelo Governo Federal para que os pequenos agricultores e empresários do Distrito Federal possam impulsionar suas atividades, gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida. Com a Política de Arranjos Produtivos Locais (APL), o Planalto busca fomentar o desempenho e a competitividade dos setores produtivos, incentivando a busca por novidades para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e solidário.
Para Agnaldo Moraes da Silva, coordenador da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, a política pode ser bem aproveitada pelos agricultores familiares do DF e Entorno. Ele palestrou na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, sobre os Arranjos Produtivos Locais na AGROBRASÍLIA 2011 e avaliou algumas atividades oportunas para o programa. Produção orgânica e piscicultura são os principais. “Cooperação, confiança, solidariedade são princípios inalienáveis do desenvolvimento sustentável. Temos experiências fantásticas da ferramenta APL no setor agropecuário em diversas regiões do país. As cooperativas de produtores cumprem bem esse papel”, analisou.
Segundo Agnaldo, a AGROBRASÍLIA é fruto dos princípios utilizados no APL.  “Quando a gente vê uma cooperativa organizando tão bem uma Feira como essa, com a capacidade de mobilização que demonstra, com a qualidade dos seus expositores e do público participante, vemos o poder da cooperação”, destacou.
A demanda do mercado brasiliense por produtos orgânicos demonstra a necessidade de organização do setor para impulsionar a produção e melhorar a condição dos agricultores. “A produção orgânica merece um olhar mais carinhoso enquanto política pública, principalmente no tocante à agricultura familiar. Precisa de um olhar mais delicado e mais dedicado. Temos uma série de aspectos e atributos da região, em particular do DF, que nos orienta para esse tipo de produto. Brasília precisa e necessita e já deseja que as gôndolas dos supermercados sejam preenchidas de uma forma mais intensificada de produtos saudáveis, feitos de forma mais sensível”, comentou.
A piscicultura é outra atividade que apresenta aspectos positivos para influenciar a organização do setor produtivo. Segundo Moraes, depois dos estados do norte, Brasília é o maior consumidor per capita de pescado do Brasil. O problema aqui é o investimento, muito abaixo da potencialidade e capacidade do DF e Entorno. Com a implementação de ferramentas do APL o setor poderia melhorar substancialmente, aumentando a rentabilidade dos produtores e desenvolvendo socioeconomicamente a região.

Êxodo Rural

Outro ponto importante da Política de Arranjos Produtivos Locais é a contribuição para evitar o êxodo rural. A geração de emprego e renda, a chegada de ensinamento técnico nas áreas agrícolas e a conseqüente melhoria da qualidade de vida das pessoas e econômica das empresas conseguem fixar o jovem no campo. “O APL busca trazer para a área rural os institutos federais de educação e tecnologia, trazer campus universitários, os agentes financiadores. Isso é promover o desenvolvimento sustentável. Pois o jovem vai estudar e vai ter condições de aplicar aqueles ensinamentos na sua localidade. Queremos formar especialistas em áreas em que a região já é vocacionada, para que esse jovem não precise sair do seu local, da sua cultura para aplicar esses ensinamentos. E na medida em que se organiza a produção, cria-se condição para que o êxodo não aconteça. Desenvolvimento sem distribuição e sem emancipação do seu povo não é desenvolvimento.”

APL
O Grupo Permanente de Trabalho para Arranjos Produtivos Locais é o responsável por gerir essas políticas. Ele existe desde 2004 e é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O grupo envolve todos os ministérios e reúne o setor acadêmico, agências financiadoras e grupos de ensino técnico. Ele também tem representação das 27 unidades da federação por meio dos núcleos de apoio.

A medida visa a identificar empresas de um mesmo local, com cultura e produção em comum, e uni-las num processo de troca de informações e cooperação sem relação de interdependência. O governo facilita o apoio de instituições públicas e privadas para alavancar a atividade desses grupos de APL, com treinamentos, assistência tecnológica, cursos, elaboração de estudos de viabilidade econômica, facilitação de acesso ao crédito, unificação das despesas com marketing, entre outros. Dessa forma, a produção local é valorizada. Pessoas da região são qualificadas para trabalhar na área e contribuem com os ensinamentos para o sucesso da mesma atividade. As empresas crescem juntas.
A AGROBRASÍLIA 2011 é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) juntamente com o GDF, por intermédio, da Empresa de Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do DF (Seapa-DF).

Fonte: Assessoria se Imprensa Agrobrasília
 
Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

sudeco
pavilhaodocooperativismo

Banner

Facebook

Siga-nos

facebook-40 twitter-40 youtube-40

AGROBRASÍLIA 2012

Maio 2012 Junho 2012
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Jornal AGROBRASÍLIA

jornal18-capa2

Banner Dinheiro Rural Marco

Cadastre-se

Receba nossos boletins com novidades!





Entrada Franca, eventos gratuitos.

Informe-se por fone ou e-mail:
Fone: (61) 3339-6516
Fax: (61) 3339-6559
E-mail: agrobrasilia@agrobrasilia.com.br
Horário: 09:00 às 18:00 h

Enquete

Onde precisamos melhorar?
 
base 2012-2
Copyright © 2005 - 2012 Agrobrasília - A Grande Feira do Cerrado Brasileiro.
Projetado por finisart.com